Ciências econômicas: o que é? Como é o curso?

As ciências econômicas é uma área que trabalha com o processo de distribuição de renda, assim como a produção de bens e de outros serviços. As pessoas que desejam atuar nessa área devem ter muito conhecimento em matemática, assim como em ciências humanas.

Os profissionais que são formados no curso de ciências econômicas, chamados de economistas, precisam compreender todas as características que envolvem a sociedade ao seu redor. 

Existem ótimas oportunidades para os graduados deste curso, encontrando um mercado de trabalho com grandes chances e propostas. O motivo disso é a crise econômica, quando os tempos são incertos, esses profissionais têm se destacado. 

ciências econômicas

DICA: Cursos de Graduação EaD na Estácio com desconto. Acesse agora!

Ciências econômicas: O que é?

Ciências econômicas é mais uma opção de curso superior para as pessoas que gostam de matemática e tem conhecimento sobre ciências humanas. 

De maneira geral, trata-se de um curso com duração média de 4 anos, mas em alguns casos são 5 anos. O tempo para obter o seu diploma depende, unicamente, da instituição de ensino que ingressou para se graduar, assim como o turno. 

Durante os seus anos de graduação, os estudantes têm acesso ao conhecimento de pensamento econômico. Também compreendem mais sobre a evolução da economia do Brasil, além de outros assuntos relevantes dentro da área. 

Para concluir o curso e obter o seu diploma no curso de ciências econômicas, os estudantes devem passar pelo TCC, assim como o estágio obrigatório. 

Quais são as áreas de atuação para graduando de ciências econômicas?

Existem diferentes áreas de atuação que os graduandos em ciências econômicas podem seguir no mercado de trabalho. 

Um bom economista deve possuir uma visão ampla da situação que envolve a economia do mundo todo, assim como do país que vive e, principalmente, da região que você exerce suas atividades. 

Dessa maneira, esses profissionais devem estar preparados para lidar com as questões patrimoniais, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. O principal objetivo é garantir a saúde financeira das pessoas ou entidades. 

Caso tenha interesse em seguir na área, é importante compreender quais são as áreas de atuação que os graduandos em ciências econômicas podem seguir:

Comércio Internacional

Os economistas podem atuar na área de comércio internacional, planejamento e executando atividades em empresas ou indústrias. 

Mas para que você siga nessa área, é importante ter conhecimento sobre a economia dos países que deseja trabalhar. 

Os profissionais de comércio internacional irão lidar com as questões gerais de exportação, importação e entendimento sobre o câmbio econômico. 

Economia Agroindustrial

Os estudantes de ciências econômicas são muito buscados para atuar na área de economia agroindustrial. 

Isso porque, são eles que auxiliam os produtores a entrar e também fortalecer o mercado do agroindustrial, tanto de maneira nacional quanto internacional.

Economia Ambiental

Os profissionais que desejarem atuar na área de economia ambiental buscam maneiras de fazer com que a empresa cresça, sem que o meio ambiente seja agredido. 

De maneira geral, eles são responsáveis por realizar análises do custo benefício e outras oportunidades, levando em consideração fatores sustentáveis. 

É importante lembrar que a sustentabilidade vem crescendo cada dia mais. Então, lembre-se de ficar atento sobre as oportunidades nesse setor, principalmente se você é graduado em ciências econômicas. 

Mercado Financeiro

Os economistas encontram ótimas oportunidades ao entrar no mercado financeiro como investidor. 

De maneira geral, esses profissionais podem atuar como corretores, além de investir em ações da bolsa de valores, exercendo suas atividades como operador. 

Perícia

Os economistas que seguem no setor de perícia têm a responsabilidade de realizar consultoria e apuração das operações financeiras, tanto em questões que dizem respeito a fins jurídicos como extrajudiciais.

Pesquisas

Os profissionais que seguem na área de pesquisa em ciências econômicas apresentam panoramas específicos. De maneira geral, eles são responsáveis por levantar dados de desemprego, inflação e outras características que dizem respeito à economia. 

Políticas Públicas

Os profissionais que seguem na área de política pública desenvolvem políticas econômicas aos municípios, estados e, às vezes, até mesmo aos países de sua região. Sendo assim, eles são responsáveis por elaborar orçamentos que possam funcionar em determinada ação. 

ciências econômicas

Quais são as principais atividades que um economista desenvolve?

Existem diversas áreas que um economista pode seguir ao obter um diploma no curso de ciências econômicas. Mas existem algumas atividades que os profissionais realizam em comum, são elas:

  • Estudar possíveis soluções para problemas relacionados a economia para empresas e indústrias;
  • Fazer pesquisas e analisar como funciona os produtos, consumidores e comerciantes da região;
  • Definir a melhor política econômica para uma empresa ou indústria;
  • Estabelecer programas entre as receitas e despesas de uma empresa, controlando e encontrando uma posição favorável;
  • Fazer uma análise dos produtos e a distribuição de rendas. 

Lembre-se de encontrar uma instituição de ensino superior certificada pelo MEC. Essa é a melhor maneira de compreender se o local é adequado e apto para que você receba os conhecimentos necessários para atuar na área desejada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *